Notícias

Postado em 14/04/2014

Mercomóveis 2014 estimulará exportações do oeste de SC

Estimular as exportações das indústrias de móveis do grande oeste catarinense será um dos efeitos econômicos da Mercomóveis 2014, exposição-feira programada para o período de 11 a 15 de agosto de 2014, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

A feira – organizada pela Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) – reunirá de 150 a 180 fabricantes de móveis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, atrairá 20 mil compradores e oportunizará negócios da ordem de 220 a 250 milhões de reais. A programação paralela inclui rodadas de negócios nacionais e internacionais e Salão do Design.Os expositores ocuparão quatro pavilhões do Parque de Exposições Tancredo Neves com área total de 14 mil metros quadrados.

O presidente da Mercomóveis, Ilseo Rafaeli, prevê que cerca de 5% dos negócios serão fechados com importadores do Mercosul, América Central, países africanos, Estados Unidos e Europa. Os produtos mais procurados serão cadeiras, móveis para sala de estar e sala de jantar, dormitórios e beliches.

Entre as principais empresas expositoras e exportadoras estão Sonetto Móveis (Chapecó), Enele (São Lourenço do Oeste), Daico (Nova Erechim), Serpil e Tabulai (Pinhalzinho), Kasper (São José do Cedro), Henn (Mondai) e Finestra (Saudades).

 No conjunto, as indústrias moveleiras do grande oeste exportarão cerca de 100 milhões de reais em 2014, na avaliação de Rafaeli. Considerados os dois setores (móveis e madeira) existem mais de 1.000 empresas fabricando móveis na região, que se destaca em nível nacional na produção de móveis com predominância em madeira. A indústria do mobiliário catarinense possui uma participação de 6,7% sobre igual setor nacional, levando em consideração o valor da transformação industrial.

FORÇA INDUSTRIAL

Em todo o território catarinense estão em atividades 2.250 indústrias de móveis que empregam 26,7 mil trabalhadores e respondem por 1,7% do valor da transformação industrial e 2,3% das exportações catarinenses, ou seja, 202 milhões de dólares.

Ilseo Rafaeli disse que a Mercomóveis,  na condição de feira técnica e especializada, é uma demonstração cabal da diversificação econômica do grande oeste catarinense. Destaca que serão oportunizados negócios a todos os segmentos de móveis, da linha popular aos móveis nobres e sofisticados, de diferentes estilos e materiais que contemplam as necessidades dos diferentes mercados. Simultaneamente aos objetivos comerciais, a feira busca inovações conceituais e a atualização de tendências e estilos com o Salão Design.

 O público-alvo da feira é constituído por lojistas, varejistas e atacadistas, representantes  e profissionais do ramo, arquitetos e decoradores. Os expositores produzem móveis em madeira maciça, em chapa de MDF e madeirados, estofados, colchões, dormitórios, cozinhas, salas de estar e jantar, móveis planejados, berços, móveis de escritório e jardim, móveis rústicos e de madeira de aproveitamento (demolição), artigos de decoração, etc, oferecendo um grande conjunto de opções aos lojistas.

            Informações da Feira estão disponíveis no site www.mercomoveis.com.br ou no twitter e facebook.

Fonte: MB Comunicação