NotÃcias
Legislativo de Xaxim realiza ato em prol da segurança pública
Xaxim - O Legislativo Municipal, preocupado com o aumento significativo da criminalidade, decidiu promover uma reunião especial nesta sexta-feira (17). Mesmo em férias, os legisladores decidiram agir em busca de urgentes medidas em pro da Segurança Pública. Foram convidadas para a discussão autoridades estaduais, regionais e municipais, entidades e instituições, sociedade civil organizada e a população em geral.
O ato organizado pelos legisladores foi pautado pelo aumento nos índices de criminalidade; o clamor por medidas emergenciais que visem prevenir e combater os níveis insustentáveis na sensação de insegurança vivida pelo povo; e o apelo por medidas e intervenção de autoridades estaduais, regionais e locais.
Dentre as autoridades que participaram do ato e usaram a palavra, estiveram: o Presidente da CDL de Xaxim, Juliano Dedonatti; o Presidente da ACIAX, Cristiano Furlanetto; o Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, Capitão Ademir Barcarollo; o Promotor de Justiça, Dr. Ciro Guerreiro Júnior; o Promotor de Justiça, Dr. Simão Barão Júnior; o Juiz de Direito da Comarca, César Augusto Vivan; o Delegado Regional de Polícia Civil, Aden Claus; e o Prefeito em exercício de Xaxim, Dr. Luiz Felipe Diniz Fagundes. Também se pronunciou o representante popular Francisco Tadeu, que relatou ser vítima de quatro assaltos nos últimos meses.
Foram cerca de duas horas e meia de discussão entre os vereadores, autoridades e a população presente, que também se pronunciou e contribuiu com ideias e sugestões. Ao final do encontro, o presidente do Legislativo leu as propostas levantadas. As sugestões formularão um documento a ser entregue para as lideranças que estiveram presentes. A ideia é que o mais rápido possível, as propostas sejam estudadas e se possível colocadas em prática.
Dentre as propostas levantadas na reunião especial, estiveram: O aumento no número de policiais Militares e Civis no município; O aumento do efetivo e presença da Polícia Militar nas ruas; Criação da Guarda Municipal ou de Agentes de Trânsito nas ruas; Criar ou reforçar a função do disk denúncia; Reestruturar e ampliar o sistema de vídeomonitoramento (existe a promessa do Governo do Estado de fornecer 15 novas câmeras para o município); Retorno das atividades do Proerd (Programa de prevenção e combate as drogas); Ações de combate ao tráfico e ao uso de drogas na cidade; Possibilidade de implantação de um centro para tratamento de dependentes químicos (sugerida a doação de terreno pela Prefeitura e a contribuição do Rotary com o projeto de implementação); dentre outras medidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Aciax