NotÃcias
Iniciativa pelo desenvolvimento local ganha força em SC e chega ao RS
Uma iniciativa catarinense que busca o progresso dos municípios está ganhando força em Santa Catarina e chega na próxima semana ao Rio Grande do Sul. O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) estimula empresários a participarem efetivamente do planejamento e da execução de ações que favoreçam o desenvolvimento local. Funcionando como piloto em três cidades catarinenses, o Programa DEL chega segunda-feira (2/6) a Getúlio Vargas (RS).
A Facisc irá passar o know-how do programa para a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). A equipe técnica da Facisc está em Getúlio Vargas esta semana, de segunda-feira (2/6) a sexta-feira (06.6), para mostrar a metodologia desenvolvida pela entidade catarinense, treinando multiplicadores da iniciativa.
Em Santa Catarina, o Programa DEL já rendeu frutos em Fraiburgo, Itá e Quilombo, cidades onde funciona como projeto piloto. Entre os resultados práticos estão a desburocratização de serviços públicos, melhorias no atendimento em saúde e aumento nos investimentos feitos no município.
O que caracteriza o programa é o protagonismo dos empresários locais - liderados pelas respectivas associações - na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na implementação de programas. Em Fraiburgo, cidade que há mais tempo conta com o Programa DEL, cerca de 80 voluntários fazem parte da iniciativa. A Facisc ainda implementará o programa em outras sete cidades catarinenses.
Facisc é referência nacional
Assim como o Programa DEL, outros projetos da Facisc têm se tornado referência para associações empresariais do país. Na semana passada (28 e 29/5), um grupo de representantes da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e do Sebrae/SP visitou Santa Catarina para conhecer algumas iniciativas catarinenses, como as parcerias da Facisc com o Sebrae/SC e com entidades da Alemanha e as missões empresarias internacionais. Além disso, eles ouviram os empresários que participam do Programa Empreender – modelo catarinense já consolidado no país – e conversaram com os ganhadores de SC do Prêmio MPE Brasil.