NotÃcias
Postado em 17/06/2019
Holding Familiar, em pauta pela CDL e ACIAX
Garantir eficiência na gestão financeira e tributária; planejar a sucessão familiar; e blindar o patrimônio. Essas são algumas das vantagens do Holding Familiar. O assunto foi discutido na última sexta-feira (14), durante um evento organizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim). O encontro ocorreu no auditório da Atrax e reuniu empresários e dezenas de interessados no assunto.
A temática - Holding Familiar – foi detalhada por dois especialistas no assunto: Daniel Ribeiro dos Santos, contabilista e advogado, atual Gerente Contábil / Fiscal / RH e Jurídico das empresas Rafitec, Vaccaro e Nutrata; e Anderson Piaseski, advogado, Sócio da empresa Ieisbick e Piaseski Advogados Associados e Assessor de diversas empresas, grupos e empreendimentos.
Durante o evento, os palestrantes exemplificaram situações onde famílias constituem uma série de empresas e bens rentáveis. Com o falecimento dos patriarcas, a tendência é a transferência dos bens aos herdeiros. O problema, é que em muitos casos, o processo de inventário acaba sendo burocrático, caro e marcado por divergências entre integrantes das famílias.
Uma alternativa para evitar essas situações, é a constituição de holding familiar, ou seja, uma empresa criada com o intuito de controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família, que possuam bens e participações societárias em seu nome. Com a holding, o patrimônio familiar, passa a ser administrado por uma sociedade constituída pelos membros da família.
Ao final do evento, o Presidente da CDL de Xaxim, Rodrigo Savarís e o Presidente da ACIAX, Emerson Borin, avaliaram positivamente o encontro. Conforme os dirigentes, eventos como esse, devem ser intensificados em parceria com as duas entidades.