Notícias
Facisc lança nova edição do programa de excelência para gestão de entidades empresariais
O papel das associações empresariais vai além da representação dos empresários das cidades. Hoje, uma associação atua como uma Agência de Desenvolvimento e trabalha lado-a-lado com os poderes executivos, legislativo e judiciário para o desenvolvimento local. “Muito mais que apenas representar, as associações empresariais são importantes atores no processo de melhoria contínua dos municípios. Fiscalizamos, cobramos, mas também colocamos a mão na massa para construir um cenário melhor onde possamos impulsionar o crescimento, seja no âmbito social ou econômico”, explica Ernesto Reck, presidente da Facisc.
Por conta desta premissa, a Facisc criou um programa para levar às associações empresariais ações que resultam em melhorias e atualização na gestão das entidades. O Programa Facisc de Excelência na Gestão de ACIs já está na sua terceira edição.
Nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29/8, a Facisc realiza em Chapecó, a primeira Oficina de Diagnóstico do Programa, em que participam todas as associações das regiões Oeste, Extremo Oeste e Noroeste.
Em parceria com o Movimento Catarinense para Excelência (MCE), a Facisc aplica o principal modelo de referência hoje no Brasil, o Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são: Pensamento sistêmico, Aprendizado organizacional, Cultura de inovação, Liderança e constância de propósitos, Orientação por processos e informações, Visão de futuro, Geração de valor, Valorização das pessoas, Conhecimento sobre o cliente e o mercado, Desenvolvimento de parcerias e Responsabilidade social. “Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva”, explica o presidente do MCE, Amandio João da Silva Junior.
Programa Facisc de Excelência
O Programa FACISC de Excelência na Gestão de ACIs, que já está em sua terceira edição, conta com a participação inicial de 80 associações. Ele é composto das seguintes fases: Diagnóstico, Capacitação, Aplicação, Autoavaliação e da Premiação. Criado em 2010, o programa tem o intuito de melhorar a gestão das Associações Empresariais do Sistema FACISC por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
Segundo Amandio João da Silva Junior, presidente do MCE, este programa é inédito no movimento associativista no país. “É importante que as associações adotem este modelo de gestão, pois são disseminadoras para as empresas. A partir do momento que as entidades implantam a excelência na gestão, elas fazem com que as empresas associadas também passem a disseminar a prática da excelência e assim ampliam o conceito de rede”.
Agenda das Oficinas
28 e 29/08 - Chapecó - Regionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste
04 e 05/09 - Florianópolis - Regionais Grande Florianópolis, Sul e Extremo Sul
08 e 09/09 – Curitibanos- Regionais Alto Vale, Serra e Meio Oeste
11 e 12/09 – Joinville - Regionais Norte, Planalto Norte e Vale
Fonte: Facisc