Notícias

Postado em 14/04/2014

Empreendedores do oeste aprendem a melhorar uso do dinheiro

Empresários de Chapecó e região dedicarão 90 dias ao conhecimento. Ao final, esperam-se gestores capacitados para melhorar o controle financeiro do negócio

 

Uma situação de risco na empresa de Paulo Roberto dos Reis foi o suficiente para ele repensar o controle financeiro que vinha fazendo. Ele tem uma distribuidora de produtos de bazar e utilidades domésticas no bairro Líder, em Chapecó, desde 1996. Sempre foi muito cauteloso e em uma tentativa de ousar, há alguns meses, testou os limites financeiros da empresa. “Tive que renegociar a dívida com o banco. Foi uma experiência muito ruim. Agora quero aprender a melhorar o processo e gerir melhor os recursos. Preciso saber como identificar as dificuldades e potencialidades da empresa, os momentos de investir e quanto investir, por exemplo”, enfatiza. Foi por isso que o empresário procurou o curso de “Gestão Financeira – Do controle à decisão”, oferecido pelo Sebrae/SC, que começou nessa segunda-feira, 14. Serão 20 horas de curso divididas em quatro encontros presenciais. No entanto, todos os dias haverá atividades pela internet pelos próximos 90 dias. O curso faz parte do Sebrae Mais – Programa para empresas avançadas.

            O consultor do Sebrae/SC e instrutor do curso, Marcelo Redin de Mello, explica que foco do curso é para que o empresário desenvolva competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras, além de melhorar os resultados na gestão financeira da empresa. Para tanto, os participantes serão orientados, ao longo da capacitação, a seguirem seis passos: utilizar ferramentas, instrumentos e processos para organizar o controle financeiro; determinar e gerenciar o capital de giro da empresa; realizar projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas; analisar custos, despesas e investimentos, margem de contribuição e ponto de equilíbrio; elaborar o planejamento orçamentário focado em resultado; e compartilhar ideias com outros empresários participantes do programa. Como a maioria das aulas será pela internet, os trabalhos poderão ser voltados para as áreas de maior necessidade de cada participante.

            “O empresário precisa entender que a informação é matéria-prima para controle financeiro. Se os dados não forem coletados de maneira precisa, todas as outras análises ficarão destorcidas e o resultado pode ser a falência. Isso porque qualquer negociação comercial reflete em todo o processo interno da empresa. Um produto vendido deixa falta no estoque, o pessoal de compras precisa prever a reposição, o setor financeiro tem que saber como será o pagamento e assim por diante”, orienta o instrutor.

            De acordo com o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o diferencial deste curso é a utilização da internet como ferramenta para interação com o consultor que, durante todo o período de estudo, estará disponível para dirimir dúvidas e avaliar a aplicação do aprendizado na empresa. “A busca pelo conhecimento deve ser incessante. Uma pesquisa aponta que, em Santa Catarina, 20% das empresas que decretaram falência foi por falta de capital de giro. Situação que, talvez, pudesse ter sido contornada”, afirma.

            Sebrae Mais

            O Sebrae Mais oferece diversas soluções para empresas que buscam a evolução de seus negócios. Quando a empresa cresce, muitas vezes o dono não tem tempo para planejar o futuro da sua empresa, tem dificuldade em delegar tarefas, se sente sozinho, deseja trocar experiências com outros empresários e necessita de soluções práticas que podem ser aplicadas imediatamente no seu negócio. O programa é composto por conjunto de soluções que são aplicadas conforme as necessidades da empresa e oferece a oportunidade de implantar modelos avançados de gestão empresarial, ampliar sua rede de contatos, implantar estratégias para estimular a inovação na sua empresa, analisar os aspectos fundamentais da gestão financeira e melhorar o processo de tomada de decisões gerenciais.

Para participar do Sebrae Mais, a empresa deve ter mais de dois anos de funcionamento, acima de nove funcionários e boa estrutura operacional, o que exige uma maior sofisticação na administração. Também é importante que tenha interesse em expandir seus negócios e superado as questões básicas de gestão, nas áreas de pessoas, processos, marketing e finanças.

 

Fonte: MB Comunicação