Notícias
Cristiano Furlanetto encerra satisfeito a gestão como Presidente da ACIAX
“Para mim foi um crescimento, conhecimento muito grande. Eu faria tudo de novo e ainda melhor pela experiência que adquiri dentro da entidade.”
Xaxim – Dezembro começou e 2015 se despede. Para a econômica, um ano em que os empresários - verdadeiros heróis -seguram o país em pé. É assim que o Presidente da ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim), Cristiano Furlanetto, define a classe empresarial frente às dificuldades enfrentadas ano.
Furlanetto, que no próximo dia 31 encerra os dois anos de gestão frente à ACIAX e entrega o cargo para o Presidente eleito, Orly Bernardes, acredita que “os empresários são aqueles que ainda têm forças para enfrentar e alimentar a insaciável fome do governo por mais impostos e taxas do verdadeiro assalto do qual a iniciativa privada é vítima todos os dias. Vítimas são também todos os nossos empregados, os trabalhadores, formais ou informais, que veem seu salário ‘minguar’ diante de uma inflação que resolveu ressuscitar em vista dos desmandos cometidos para assegurar a continuidade no poder. Vítimas são os cidadãos que tem que trabalhar cinco meses por ano somente para manter os impostos obrigatórios e mais aqueles que são criados de tempos em tempos. E pior é que estes impostos, em boa parte, somem pelo vazadouro da corrupção.”
Ao avaliar os dois anos em que conduziu a ACIAX, Cristiano Furlanetto, diz que a gestão foi “boa, dentro do esperado. Primeiramente por conseguir a superação de conseguir conciliar a gestão da entidade com a administração da empresa. Confesso que não tinha condições de assumir a ACIAX, mas com muito esforço e dedicação, consegui que a ACIAX continuasse com os projetos e objetivos que estavam em andamento e que não haviam sido concluídos na gestão anterior, pudessem ser concluídos.”
Ao avaliar as principais ações da Gestão 2014-2015, Furlanetto cita: “Conseguimos parceria com o Sebrae e Senac em vários cursos, sendo mais de 10 cursos gratuitos de capacitação e palestras de sucesso absoluto; tivemos várias participações em decisões muito importantes, junto com o Poder Público, como segurança pública, eventos, decisões em conselhos de educação e saúde; reativamos o Núcleo da Mulher, sendo um sucesso e o Núcleo do Gado, com mais de 20 integrados; e realizamos a premiação do Empresário do Ano, o qual é o evento mais importante da ACIAX. Outra conquista foi buscar a união das entidades. Buscamos, através da ACIAX, unir forças com as principais entidades do município, a ATRAX (Associação dos Transportadores de Cargas de Xaxim) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em prol dos associados e de ganhos maiores para a comunidade xaxinense,” explica.
Em relação à dedicação pessoal, o Presidente, avalia: “A minha dedicação e participação foi efetivada em todos os momentos solicitados. Acredito ter feito minha trajetória limpa e transparente. Eu amo minha cidade e jamais faria algo que prejudicasse a imagem lá fora. Problemas nunca vão deixar de existir. Minha atitude foi de sempre discutir e resolver. Não gosto de me expor. Mas faço e resolvo pacificamente. Não espero para que os outros façam por mim o que eu posso fazer, mas sou aberto a todas as opiniões,” afirma o presidente.
Ao falar de dificuldades encontradas durante o período em que esteve à frente da ACIAX, Cristiano Furlanetto, revela: “A principal dificuldade foi conciliar os horários para me dedicar à entidade. Não é fácil deixar a empresa, ainda mais com vários projetos em andamento. Essa dupla atividade acaba dificultando o desempenho mais efetivo tanto para com a ACIAX, quanto para com a empresa. Ambos ganham, mas ao mesmo tempo perdem por não ter o tempo necessário para poder fazer mais pela ACIAX.”
Destacando o crescimento da entidade, o Presidente salienta: “A ACIAX se manteve. Alguns associados saíram outros entraram. Se não tivesse tido baixas, o crescimento ficaria em 10%.” Ao ser questionado sobre o que faria de diferente na gestão, o Presidente responde: “Antes de ser eleito eu iria buscar mais conhecimento de como funciona uma ACI (Associação Comercial e Industrial), para que quando assumisse, tivesse mais tempo para executar. A preparação leva tempo e esse tempo passa rápido e faz muita diferença para a ACIAX. Como eu não estava preparado para ser presidente, tive muitas dificuldades no início, no entanto, não me arrependo em nenhum momento. Para mim foi um crescimento, conhecimento muito grande. Eu faria tudo de novo e ainda melhor pela experiência que adquiri dentro da entidade,” admite.
Durante os dois anos de caminhada, na gestão da ACIAX, Cristiano Furlanetto não esteve sozinho. Uma diretoria eleita e empossada, assiduamente foi solicitada para participar e contribuir nas decisões. “Confesso que esperava mais de alguns membros da diretoria. Sessenta por cento foram participativos e foram muito importantes para tomada de decisões, enquanto outros 40%, por algum motivo não puderam contribuir.”
Ao ser questionado sobre o entrosamento da ACIAX com as demais entidades e com os Poderes constituídos, Cristiano Furlanetto responde: “Quando entrei na diretoria, na primeira gestão na ACIAX, percebi que as entidades de Xaxim estavam distantes, cada uma buscava para si seus propósitos. Gastavam energia individualmente enquanto os propósitos muitas vezes eram os mesmos, podendo ganhar mais força unindo as entidades. Esse foi um dos meus desafios. Conseguimos juntos unir e fortalecer ainda mais nossa parceria. Conquistamos muitos desafios e ainda temos desafios maiores. Continuaremos unidos, fortes em benefício de Xaxim.
Através da ACIAX funcionam ativamente em Xaxim o Núcleo do Jovem Empreendedor; o Núcleo dos Produtores de Gado; e o Núcleo da Mulher Empresária. Sobre o trabalho dos Núcleos, Furlanetto comenta: “Só tenho a agradecer. Os núcleos são 10, todos são guerreiros batalhadores conquistadores. Parabenizo à todos os membros de cada Núcleo pela dedicação, participação e desempenho diante da sociedade, elevando ainda mais a ACIAX a atingir seus objetivos, que é contribuir com a sociedade,” afirma.
No último mês de novembro ocorreu a eleição para a nova diretora da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim. O Presidente eleito para a gestão 2016-2018, foi o empresário Orly Bernardes, junto como uma diretoria com ampla renovação de nomes. “Avalio positivamente essa renovação. Acredito que não só em entidades, mas isso deveria acontecer na política de nosso país. A renovação é extremamente importante, ideias novas, pessoas novas e objetivos novos. Isso faz com que se mudem consequentemente os propósitos, fazendo com que todos ganhem com isso. A renovação não deixa o barco parar. Novos líderes sempre conseguem dar algo a mais, enxergar o que o atual não vê e passa muitas vezes despercebido. Isso trás crescimento, vida nova a ACIAX,” finaliza Cristiano desejando sucesso para a nova diretoria que assume no início de janeiro.
C&P Assessoria
assessoria.cep@gmail.com