Notícias

Postado em 14/04/2014

Apenas 37% dos catarinenses entregaram as declarações de Imposto de Renda

A 15 dias do final do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2014, apenas 37% dos catarinenses prestaram contas ao Fisco. O levantamento da Receita Federal do Estado levou em conta o número de declarações entregues até as 16h da última sexta-feira. No mesmo período, a taxa de entregas no Brasil foi menor do que em Santa Catarina: 33,4%.

Segundo Odimar Alves, supervisor do programa de Imposto de Renda no Estado, são esperadas 1,05 milhão de declarações em Santa Catarina até o dia 30 de abril, 35 mil a mais que no ano passado. No Brasil, a expectativa é que 27 milhões de contribuintes preencham a declaração, frente aos 24,5 milhões em 2013. 

— O número de contribuintes aumenta bastante ano a ano em função dos novos trabalhadores, mas também porque a correção da tabela do IR não tem acompanhado o aumento dos salários, fazendo com que mais pessoas (de renda mais baixa) precisem declarar — observou o supervisor.

Últimos dias costumam concentrar entregas

O último dia para a entrega da declaração é o mais atribulado e também o de maior lentidão no sistema da Receita, como lembrou Alves. De acordo com o supervisor, 3,4 milhões de pessoas no Brasil preencheram a declaração no último dia, sendo que o servidor da Receita suporta no máximo 3,5 milhões de entregas ao dia.

>>> Veja as principais mudanças da declaração neste ano

Quem ainda não entregou a declaração, tem dúvidas sobre como preenchê-la e não procurou um contador ou a ajuda da campanha Declare Certo, pode conferir no quadro ao lado as respostas às principais perguntas que surgiram durante a ação do Sindicato dos Contabilistas (Sescon) no Estado. A atividade ocorreu em várias cidades catarinenses e se encerrou neste fim de semana.

De acordo com o presidente do sindicato, Fernando Baldissera, foram realizados 1,1 mil atendimentos nos primeiros quatro dias de campanha em Florianópolis, uma média de 275 consultas diárias. 

A Declare Certo também auxiliou outras 11 cidades catarinenses, mas com menos adesão. Até a quinta-feira, 250 pessoas foram atendidas no total de municípios durante a campanha. 

Fonte: Diário Catarinense