NotÃcias
ACIAX torna pública ofÃÂcio encaminhado pela entidade ao Legislativo de Xaxim
A ACIAX torna pública nota encaminhada pela entidade ao Legislativo de Xaxim:
Xaxim, 04 de julho de 2016.
Sr. Gelci Guerino Della Corte
Excelentíssimo Presidente do Poder Legislativo de Xaxim
E demais Edís
Assunto: Votação dos salários
A ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim), através deste documento, expressa aos nobres Edís, a decepção que nossa entidade teve com a Casa Legislativa Xaxinense. Registramos repúdio com relação à atitude dos senhores vereadores, ao colocarem em votação e aprovarem (em sessão realizada no último dia 20 de junho), o reajuste salarial dos próximos Gestores e Legisladores Municipais. Apesar de ser efeito de lei, avaliamos que seria mais louvável uma votação contra o aumento para evitar principalmente a indignação da sociedade Xaxinense.
A ACIAX declara que não somente acompanhou a aprovação do projeto que prevê correção de salário conforme índices inflacionários, como também está atenta aos fatos público-administrativos que ocorrem no município e a aplicação dos recursos públicos. Reforçamos que a associação é uma entidade apartidária, porém POLÍTICA, ou seja, acompanha os procedimentos relativos às atividades dos cidadãos indicados pelo regime democrático e que ocupam emprego e status de gestão e legislação na administração desta cidade, Estado e país.
Pelos fatos mencionados, declaramos analisar como incoerente o reajuste aprovado, principalmente diante da falta de estabilidade financeira por qual passa o país - fato que não é novidade, principalmente aos senhores, cidadãos/servidores, que tem o dever de manterem-se extremamente informados. Além do momento econômico frágil, avaliamos ter ocorrido despreocupação com a classe trabalhadora, formada em Xaxim principalmente por operários, remunerados em sua grande maioria com pouco mais que um salário mínimo. Como também, desinteresse com a classe empresarial, que padece diante das altas cargas tributárias e sofre para manter portas abertas e empregos. Isso tudo, culminado com a queda da receita municipal, a dificuldade de manutenção dos cofres públicos e a falta/atraso dos repasses Governamentais.
Nobres Vereadores, queremos lembrar que a ACIAX não somente está atenta aos fatos políticos como também possui histórico comprovando de preocupação com o bom andamento da gestão pública, dentre os exemplos, podemos citar: a elaboração de metas e sugestões para contribuição às atividades do Governo do Estado em 2010 e 2014; campanha pelo voto consciente em 2012; programação de debates com candidatos ao Governo Municipal em 2012; divulgação e conscientização com relação à alta carga tributária; acompanhamento e divulgação do ‘Deputadômetro’ que avaliou as atividades dos 40 parlamentares catarinenses, em 2012; campanha pela duplicação da BR 282; indicação de representante para ocupar a pasta do Desenvolvimento Econômico no Governo de Xaxim, em 2013; palestras com representantes políticos, como por exemplo, com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustável, Carlos Chiodi e com o Presidente da Assembleia Legislativa Catarinense, Gelson Merísio; Luta pela implantação do Observatório Social em Xaxim e participação no Conselho Administrativo do órgão; representação e participação em Conselhos Municipais de diversas áreas; entre tantas outras ações.
Desta forma, fica o registro de repúdio quanto à atitude da Casa Legislativa Xaxinense.
Orly Bernardes
Presidente da ACIAX
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim
Gestão 2016/2017