Notícias

Postado em 02/08/2016

ACIAX e CDL mediam debate para criação de uma chapa única em Xaxim

ACIAX e CDL mediam debate para criação de uma chapa única em Xaxim

ACIAX e CDL mediam debate para criação de uma chapa única em Xaxim

 

Xaxim – Líderes de dez partidos políticos estiverem reunidos na manhã desta quinta-feira (28), na sala de reuniões da ACIAX/ATRAX. O encontro foi convocado pelos Presidentes da ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Orly Bernardes e Marcelo Cardoso mediaram um diálogo que levou em conta a possibilidade da criação de uma chapa única para a disputa das próximas eleições municipais.

Frente a frente na mesa de reuniões, estiveram o Presidente do PPS, Rudimar Galvan; o Presidente do PR, Cássio Maroco; o Presidente do DEM, Valdir Iesbicki; o Presidente e Vice do PP, Ladi Giachini e Celso Natal Berté; o Presidente do PT, Paulo da Silva; o Presidente do PSB, Delso Henrique Santos; o Presidente do PDT, Jean Tissiani; o Presidente do PMDB, Ideraldo Sorgatto; o Presidente do PSD, Amarildo Maroco; o Presidente do PSDB, Clério Isidro Isotton; e Toni Gasparotto, (como representante da Terceira Via formada por sete partidos). Também foram convidados, porém não participaram da reunião, os Presidentes do PSOL e do PMB.

O Presidente da ACIAX, Orly Bernardes e o Presidente da CDL, Marcelo Cardoso abriram a reunião explicando a relevância da discussão e do inequívoco anseio das demais entidades representativas do município, em promover a boa gestão dos recursos públicos e do desenvolvimento da cidade. “A Associação Comercial não irá tomar partido, não levantaremos bandeira. No entanto, queremos o melhor para Xaxim e que a cidade seja administrada com foco no desenvolvimento e no bem estar da população. Além disso, toda a força política tem que ser igual. A pessoa que está a frente da Prefeitura, precisa ser unicamente um administrador público. Uma pessoa que vá administrar os recursos e não influenciado. A Prefeitura é um negócio e precisa ser gerida como uma empresa,” afirmou Orly.

Marcelo Cardoso destacou: “O povo quer novas propostas e ideias. Estamos entrando numa era onde é preciso se despir de conceitos pré-estabelecidos. As entidades estão participando das discussões, mas jamais irão demonstrar lado, partido ou nome. Gostaríamos que houvesse uma chapa única, primando pelo diálogo, para que se tenha o melhor para o município. Também sugerimos, independente se houver candidatura única, que seja formado um Conselho Administrativo, integrado por representantes de várias áreas. A pessoa escolhida para ser Prefeito, poderá seguir e contar com o apoio desse Conselho para a gestão da cidade. Com planejamento será possível dar continuidade aos projetos, independente da mudança de Gestões Municipais,” explicou o Presidente da CDL.

Todos os representantes dos partidos tiveram a oportunidade de se pronunciar. Somente o Presidente do PT, Paulo da Silva, declarou que o partido é contra uma chapa única e saiu antes da reunião terminar. A influência de lideranças estaduais, bem como antigas rixas partidárias foram lembradas. Uma dificuldade apresentada pela maioria dos Presidentes, é curto tempo para a decisão de quem formaria a chapa única (tendo em vista que as convenções partidárias ocorrerão nos próximos dias). Apesar disso, em clima extremamente amistoso, o grupo concluiu que com bom senso e humildade, poderá haver um acordo. 

Concordando com a ideia de montar uma chapa única, uma nova reunião com os representantes dos partidos ficou marcada para essa sexta-feira (29), às 8h, novamente na sede da ACIAX/ATRAX. Na ocasião, os quatro grupos: Terceira Via, DEM, PMDB e PSD, deverão apresentar dois nomes cada. Em consenso, o grupo irá decidir se dos nomes apresentados, sairá uma chapa única.