Notícias

Postado em 06/07/2016

Instituído oficialmente o Observatório Social é Xaxim

Instituído oficialmente o Observatório Social é Xaxim

           

Xaxim – O dia 24 de junho de 2016 deve ficar marcado na história de Xaxim. Foi neste dia que um grupo de voluntários - representantes de várias entidades, realizaram no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores uma assembleia para constituição do Observatório Social (OS). Na ocasião foram destacados os motivos para constituição do órgão; feita a leitura e discussão do estatuto social; e a eleição dos membros do conselho de administração. O Presidente da ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim), Orly Bernardes, foi eleito Presidente do OS de Xaxim.

            O Observatório Social é uma entidade democrática e apartidária, que atualmente está presente em 104 cidades em 19 Estados brasileiros. O órgão, sem fins lucrativos, trabalha em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos. Para isso, a entidade atua diretamente no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas. Além disso, o OS constrói Indicadores da Gestão Pública e ações de educação para a cidadania.

 De acordo com o Presidente eleito, o órgão foi montado de acordo com as estratégias e seguindo o estatuto do Observatório Social do Brasil, com sede em Curitiba – PR. “Sem dúvida, uma conquista para o povo e para a cidade. Esse dia ficará marcado na história do município, pois formalizamos um espaço para o exercício da cidadania. O cidadão vai transferir sua revolta e indignação, para atitudes de fiscalização e cobrança da efetiva aplicação de recursos.Para fazer esse trabalho democrático, os voluntários não podem ser filiados a partidos políticos, o que dará idoneidade para as ações. Isso vai culminar com a melhoria da gestão pública. Tudo em favor da transparência,” explica Orly Bernardes.

Muitas entidades trabalharam para a criação do OS no município, como por exemplo, a CDL de Xaxim. O Presidente da entidade, Marcelo Cardoso, salienta o orgulho de fazer parte do processo: “Estamos orgulhosos por ter divulgado e atraído pessoas comprometidas com a causa. O Observatório Social é uma realidade em Xaxim. Já recebemos do OS do Brasil nossa logomarca e também já temos um endereço, o órgão terá sede em sala anexa à CDL. Para Xaxim é uma conquista. Vem a calhar com tudo que nossa cidade necessita, principalmente nesta época em que no país fale-se tanto em corrupção. Vamos cuidar do dinheiro que está na Prefeitura, que é nosso,” afirma Marcelo Cardoso.

            Dados do Observatório Social do Brasil indicam que em dois anos consecutivos, a entidade já conseguiu garantir uma economia estimada em torno de R$ 300 milhões nas compras municipais. Orly Bernandes explica que a entidade, já formalizada em Xaxim como pessoa jurídica e que trabalhará como ONG, sem fins lucrativos, desenvolverá um trabalho extremamente técnico, no monitoramento das compras públicas, desde o edital até a entrega. “Vamos batalhar para que OS antecipe fatos. Ou seja, garantindo economia aos cofres públicos, do dinheiro da sociedade e dos impostos que pagamos. Os recursos economizados poderão ser devolvidos pela Prefeitura, em investimentos para a sociedade. Além disso, vamos incentivar a inserção de microempresas nas concorrências (empresas que faturam até R$ 60 mil por mês), com isso, contribuindo com a formalização de negócios e estimulando a geração de empregos. Para avaliar a eficácia, a cada quatro meses, haverá uma prestação de contas, comparando os números de Xaxim, com de outras cidades do mesmo porte,” explica o Presidente.

            A educação financeira também será trabalhada pelo Observatório Social de Xaxim. “Uma das metas é que os voluntários desenvolvam palestras e trabalhos nas escolas. A intenção é instaurar a cidadania e fazer com que as crianças cresçam sabendo da responsabilidade do dinheiro e dos Governos na aplicação dos recursos públicos. Que as pessoas compreendam que os Prefeitos estão administrando um dinheiro que é de todos,” esclarece o Presidente da CDL, Marcelo Cardoso.

            CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

            Foram eleitos os seguintes integrantes do Conselho de Administração do Observatório Social de Xaxim:

- Presidente – Orly Bernardes

- Vice para assuntos administrativo-financeiros – Nelvo Santo Matiello / Suplente Fabiana Roman Furlanetto

- Vice para assuntos institucionais e de alianças – Tiago Gheno / Suplente Jociane Bosetti

- Vice para assuntos de produtos e metodologia – Lodaci Scartezini / Suplente Uilian Tremea

- Vice para assuntos de controle social – Suelen Pegoraro / Suplente Maris Stela Simonatto

            Conselho Fiscal

- Titular 1 – Acson Bosetti

- Titular 2 – Marcelo Cardoso

- Titular 3 – Érica Dallariva

            Suplente 1 – Talita Simonatto

            Suplente 2 – Paulo César Celuppi

            Suplente 3 – Simão Baran Júnior            

            Mais informações sobre o Observatório Social de Xaxim, podem ser obtidas com Suelen Pegoraro (su_pegoraro@hotmail.com) ou Lodaci Scartezini (lodaci@yahoo.com.br). A sede do órgão fica no seguinte endereço: Av. Plínio Arlindo de Nês, nº 1105, sala 208, centro.